100% Local - Para apoiar produtores locais
Vivemos num panorama mundial marcado por um aumento da densidade populacional e da produção industrial de alimentos, o que fez alterar os padrões de consumo.
Isso redefiniu por completo as formas de produção alimentar e levou à prática de uma agricultura intensiva, altamente consumidora de recursos naturais, prejudicial para os ecossistemas e, por fim, com impacto negativo na produção familiar.
Por tudo isto acreditamos que é urgente devolver a supremacia aos circuitos curtos e recuperar as dinâmicas de produção e consumo a uma escala local.
Dessa premissa nasce o 100% Local, como reforço do trabalho realizado pela Associação In Loco nestas matérias, em estreita articulação com uma rede de parceiros institucionais.
Com o projeto propomo-nos a identificar e diferenciar os produtores e produtos locais, criando ferramentas e espaços que catapultem a sua visibilidade e contribuam para o estreitamento da relação com os consumidores, nomeadamente: i) organizando mercados de produtores; ii) identificando os produtores locais pela sua caracterização e pela atribuição de um "Cartão de Produtor 100% Local"; e iii) criando uma aplicação web e mobile (casefazem.pt ) onde os mesmos estarão georeferenciados, assim como os pontos de venda da sua produção.
Através de um conjunto de ações de sensibilização provocatórias, propomo-nos ainda a desafiar a sociedade civil a refletir sobre o impacto das suas opções de consumo, sensibilizando através da arte, nomeadamente: i) dinamizando ações de rua; ii) afixando cartazes e mupi com frases provocatórias e iii) criando uma instalação artística para exibição itinerante.
Como vamos investir
O montante conseguido será investido no desenvolvimento das ações descritas anteriormente, que permitirão distinguir positivamente os produtores e sensibilizar os consumidores para a importância de privilegiarem uma economia de proximidade. Conseguiremos dessa forma garantir, inclusivamente, a criação de um produto que perdurará pós projeto e que garantirá a continuidade dos objetivos a que nos propusémos: a aplicação Cá se Fazem .
O projeto conta com 90% de apoio do No Planet B by Ami, do Instituto Camões e da União Europeia, mas falta-nos arrecadar ainda 10% para poder assegurar na íntegra a sua execução. E para isso precisamos da tua ajuda! Qualquer doação ajudará a causar algum impacto!
Sabe mais sobre o projeto no nosso site e nas redes sociais e ajuda-nos a devolver histórias e raízes àquilo que comemos. :)
Contrapartidas do apoio
Até 5 euros » Manual de Boas Práticas do Consumidor Local
Entre 5 e 15 euros » Manual de Boas Práticas do Consumidor Local e Manual Dwof
25 euros » Manuais e t-shirt 100% local
50 euros » Cabaz Made inLoco
100 euros » uma experiência num jardim algarvio
250 euros » inclusão de logótipo/ menção de apoio na aplicação casefazem.pt
Deixamos aqui, desde já, o nosso obrigado!
Cá se fazem. Cá se comem.
#100porcentolocal #casefazem #noplanetb