
World Championship Ironman Hawaii 2024
Donation protected
Depois de alcançar o apuramento para o Campeonato do Mundo de Ironman do Hawaii, no Ironam de 2022 em Cascais, onde dei o meu primeiro grande passo para realizar o enorme sonho que tinha de participar na maio competição do Mundo de Triatlo no dia 26 de Novembro.
O que tornou possível este dia? Um enorme investimento pessoal no treino, em competições com resultados desportivos que permitiram o meu apuramento e muito investimento financeiro em material de treino e competição, inscrições em competições, muitas viagens e estadias.
Só o apuramento para este Ironman Hawaii, exigiu a inscrição numa competição Ironman Cascais cujo valor são 500 euros, após o apuramento a inscrição no Campeonato do Mundo teve um custo de 1700 euros só para garantir a presença na prova o que ajuda a perceber o enorme desafio que representa, excluindo viagem e estadia para a qual peço ajuda neste momento e o nível desportivo, tive algumas ajudas e apoios, mas obviamente estão muito longe de colmatar todo um investimento pessoal.
Fui pai no dia 16 de Novembro de 2023 da pequena Maria Francisca, entrei em 2024 com um enorme desafio de me adaptar ao melhor papel do Mundo: Ser Pai!
Uma experiência única e muito especial, que começou num processo com uma pequena bebé que nasceu muito antes do previsto, sendo prematura e exigiu cuidados e preocupações suplementares, atrasando por vários meses o meu processo de preparação, embora sem qualquer tipo de arrependimentos.
Nem tudo foi cor-de-rosa, os desafios foram muitos para regressar aos treinos, a todas as rotinas ou gerir as prioridades financeiras para que nada falte ao ser mais importante da nossa vida!
Aquele que é o nosso maior sonho, passa para segundo plano e fica temporariamente numa gaveta, a espera de poder voltar a ser agarrado.
O calendário desportivo viu-se readaptado, a gestão dos treinos readaptados semanalmente e diariamente e gestão financeira dependente das necessidades da nossa maior prioridade, mas fui lutando por fazer o meu melhor, para regressar ao treinos e ao processo. Competi sempre de cabeça erguida, um pouco a baixo daquilo a que ma habituei nos últimos dois anos, mas consegui revalidar o título de campeão Nacional de Longa Distância do escalão em Coimbra, a mesma distância que farei no Hawaii.
Por não conseguir treinar da mesma forma e perceber que grande parte dos planos que tinha não seria viáveis, fui ao longo destes meses muitas vezes pensando na possibilidade de desistir do Hawaii, de me dar por vencido, muito cansado, deprimido, frustrado e com uma sensação de risco enorme quando questões familiares, profissionais começam a sair de um plano maior e fugir por completo ao meu controlo.
Faz 3 meses que me sentei ao computador e percebi que com todos estes desafios familiares, seria financeiramente inviável ir ao Hawaii, mas decidi continuar a treinar, com um enorme sacrifício e a sensação de o poder fazer em vão, mas a acreditar até ao último segundo que se tentaria dar um jeito fazendo de tudo para chegar a esta fase na minha melhor forma possível.
Assim foi, muitas horas e kms a trabalhar na incerteza, mas com muito foco e dedicação!
Um dia, quero contar a minha filha a história de que no seu primeiro ano de vida não desisti de lutar pelos meus sonhos, que tive o prazer de fazer dela a minha maior prioridade, mas que contra todas as contrariedades consegui nunca desistir do meu grande sonho!
É assim que quero uma das maiores mensagens de vida para ela:
"Se achares que mereço ser um exemplo para ti, então lembra-te de lutares sempre pelos teus sonhos, mesmo quando as probabilidades de os conseguires alcançar se tornem distantes, foi essa mensagem que passaste ao teu pai no teu primeiro ano de vida!"
Estou a dias da minha viagem, do meus sonho e se virem da mais pequena forma uma possibilidade de me ajudar financeiramente nesta viagem e estadia com custo absolutamente elevados, não será para mim o enorme reconhecimento de um esforço de meses, de anos e toda uma vida com passado desportivo para me julgar merecedor desta participação, no maior dos evento com o qual tantos outros triatletas sonham no Mundo, sem que esteja a lesar as necessidades da minha própria família.
Peço ajuda como nunca pedi, para colmatar parte do valor da minha viagem e estadia que tem um valor aproximado dos 3500 euros , não espero de todo alcançar o valor total das despesas, mas toda e qualquer ajuda serão recebidos com humildade e reconhecidas neste processo pois farei questão de os mencionar no devido momento!
Façam parte deste enorme sonho e farei de tudo para representar da melhor forma Portugal no Campeonato do Mundo do Hawaii dia 26 de Outubro!
Obrigado pelo vosso tempo e leitura, podem me contactar diretamente se acharem mais adequado!
Organizer
Eduardo Mourato
Organizer