
Ajuda-me a fazer a cirurgia que pode mudar a minha vida
Donation protected
Olá. O meu nome é Mariana, tenho 28 anos e vivo na ilha da Madeira. Estou a criar esta campanha porque preciso urgentemente de uma cirurgia.
Nos últimos 10 anos, tenho lutado contra a endometriose e adenomiose. Estas doenças afetaram a minha qualidade de vida e, atualmente, não sou 100% independente. Infelizmente, estou a perder a mobilidade no lado esquerdo do meu corpo, para além de toda a dor intensa que sinto 24h por dia.
Já tentei todos os tratamentos possíveis - inclusive já entrei em menopausa química. O meu corpo rejeita qualquer tipo de tratamento hormonal. Já nada faz efeito.
As dores são tão intensas que não aliviam com nenhum anti-inflamatório, analgésico ou até opioide.
A minha esperança reside numa cirurgia em fora do meu país, em Itália. Porquê?
* A ressonância magnética nem sempre mostra a gravidade e a extensão da doença, isto quer dizer que a doença pode estar localizada em vários órgãos e isso pode não ser visível através deste exame. Pode acreditar-se que a endometriose esteja alojada apenas em alguns órgãos e, no momento da cirurgia, poderá estar alojada em mais órgãos.
* Independentemente de onde esteja localizada a doença, esta equipa está preparada para todos os cenários.
* Na cirurgia, estarão presentes médicos das mais variadas especialidades como gastroenterologista, que irá focar-se no reto e intestino, por exemplo, um médico especialista em neuropelveologia, que irá focar-se nos nervos e, se necessário, fazer a separação dos nervos caso existam aderências, um médico com experiência para operar ao diafragma, pulmão, coração, fígado, rins (caso seja necessário), um ginecologista, etc.
* Terei todas as especialidades presentes na minha cirurgia e isto é muito importante porque a partir do momento em que me abrirem todos os meus órgãos serão vistos e não ficará nenhuma doença residual para trás.
* Assim, cada médico ficará responsável por determinados órgãos, isto é, pela sua especialidade. Não terei, por exemplo, um ginecologista a operar o meu diafragma, coração, intestino, etc, até porque não faz sentido um médico ser multifunções e focar-se em órgãos que não são da sua especialidade. Existem riscos altíssimos quando isto acontece.
* Nenhum órgão ficará por operar por inexperiência ou por não ser da especialidade dos médicos presentes e isto faz com que o risco de cirurgias de repetição diminua. O objetivo é retirar toda a doença nesta cirurgia. É sabido que a endometriose não tem cura e existe sempre a probabilidade de voltar, mas retirar toda a doença visível durante esta cirurgia pode devolver-me alguma qualidade de vida.
* Um dos médicos tem mais de 20 anos de experiência. Esta experiência é fundamental pois diminui o risco de complicações durante a operação, como por exemplo perfuração dos ureteres, intestinos, nervos, etc, o que acaba por ser até comum quando um médico é multifunções e opera sozinho. A minha equipa médica tem um conhecimento muito avançado em relação à anatomia do corpo humano e isso dá-me confiança e segurança.
O custo total da cirurgia é muito elevado. Os 19.500 mil euros cobrem a cirurgia, o transporte do aeroporto para o hospital, dois dias de internamento no hospital (onde a comida está incluída) e dois dias de alojamento. Ainda é necessário pagar as viagens, os restantes dias de alojamento (estima-se que ficarei cerca de duas a três semanas em Itália - irá depender muito da minha recuperação), a alimentação, a medicação, etc.
Deixo-vos aqui a prova deste custo num email que foi trocado entre mim e o hospital:

Infelizmente, este valor está muito além das minhas possibilidades. Por isso, estou a pedir a vossa ajuda para tornar este sonho realidade.
A grande parte das pessoas sonha com uma casa, com um carro, com o fazer uma viagem… Eu sonho com esta cirurgia.
Comprometo-me a partilhar convosco todas as despesas que irei pagar com o dinheiro que será doado. Toda a minha jornada será partilhada nas minhas histórias do instagram e ficará tudo gravado no destaque da minha página do instagram (@entrelinhasdador) em “cirurgia”.
Cada contribuição, por menor que seja, faz a diferença! Se não puderem doar, partilhar esta campanha já será uma grande ajuda.
Existem outras formas de doar:
Transferência bancária: PT50 0018 0003 42561530020 48
MBWAY: 932 118 934
Agradeço do fundo do coração a todos os que puderem apoiar-me nesta jornada. Com a vossa ajuda, espero em breve poder viver sem dor e com mais qualidade de vida.
Um abraço,
Mariana Luís.
Organizer

Mariana Luís
Organizer
Funchal, 31