Energia solar em iluminação pública Guiné-Bissau
Donation protected
Sou a Irina Mendes, mestre em Antropologia Social-Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, Brasil. Atualmente trabalho como gestora comunitária na ENGIM Internazionale em Guiné-Bissau. Em 2018 regressei à Guiné-Bissau, logo de seguida visitei a minha mãe que vive em Canhobe (Carenque), percebi a falta de energia em toda a comunidade, e esta falta de energia traz ainda outros problemas como: roubo de gado no período da noite. Por isso, as pessoas dormiam cedo ou se reuniam em casa, iluminadas pela luz de velas, candeeiros, lamparinas e lampiões.
O projecto "A Luz do Sol Energia Renovável" tem como objectivo garantir o acesso a energia económica e sustentável nas comunidades de Canhobe e Tame, na Guiné Bissau, garantindo o acesso a iluminação pública.
Comecei a procurar projetos sociais na área de energia sustentável; nessa procura encontrei a tecnologia da lâmpada de garrafa depois de assistir a vídeos dos projetos, que vinham sendo originalmente desenvolvidos por um mecânico brasileiro, Alfredo Moser, em 2002. Logo tive a ideia de usar a tecnologia para iluminar comunidades carentes guineenses, especialmente as de Tame e Canhobe, com o objetivo de estabelecer uma empresa social sem fins lucrativos, a qual eu denominei dá A Luz do Sol, que oferecerá soluções de construção sustentável para comunidades desfavorecidas e áreas rurais da Guiné-Bissau. O projeto piloto que está previsto para 2023 buscará demonstrar a viabilidade financeira de implementar Sistemas de Energia Solar em comunidades carentes, em especial rurais.
Ao longo de seis meses, a Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER) juntou um grupo de doze mulheres provenientes de Cabo Verde, da Guiné-Bissau e de São Tomé e Príncipe para desenvolverem projectos de energias renováveis, capazes de gerar impacto nas suas comunidades locais e contribuindo, simultaneamente, para o empoderamento feminino, a igualdade e a equidade de género.
Seis meses que perfizeram o “Programa de Energia Sustentável para Mulheres” no qual, este grupo de candidatas, recebeu semanalmente acompanhamento, formação e capacitação através de sessões de workshops, webinars, conversas com mulheres inspiradoras, sessões de networking e de mentoria.
Findo o Programa, cada uma das candidatas teve a oportunidade de desenvolver um projecto na área das energias renováveis que fosse capaz de proporcionar à sua comunidade melhores condições de vida, de saúde, de empregabilidade e de rentabilidade ao gerar actividade económica.
Organizer
ALER Associação Lusófona de Energias Renováveis
Organizer
Lisbon, 11