O Setenta e Quatro precisa da tua ajuda
Donation protected
O Setenta e Quatro precisa da tua ajuda. Sabemos para onde queremos ir, quais os próximos passos, o que investigar, o que fazer para reforçar o jornalismo de investigação em Portugal. Temos uma estratégia. Mas embatemos no muro de sempre: o financiamento. E arriscamo-nos a ficar por aqui.
Os últimos meses não têm sido fáceis, mas mesmo assim não parámos de apostar no caminho traçado, e muito menos nas investigações e edições semanais. Lançámos este mês a oitava investigação74, sobre a violência sexual em hospitais e consultórios médicos, e mais estão a ser preparadas, mas precisamos de garantir a redação. Precisamos de 20 mil euros para fazer face às despesas dos próximos dois meses.
Nestes últimos dois anos, o Setenta e Quatro alcançou o que inicialmente pensámos ser quase impossível para um projeto que nasceu quase sem dinheiro: colaborações jornalísticas com grandes órgãos de comunicação social, receber uma bolsa do Pulitzer Center, gerar um tal impacto com o nosso jornalismo que as autoridades se viram forçadas a agir. Revelámos histórias de interesse público, investigámos abusos sistémicos de poder, denunciámos a impunidade. Ocupámos um espaço que sabíamos estar livre no jornalismo sem fins lucrativos. Fortalecemos a pluralidade informativa e a democracia. Fizemos um jornalismo progressista e de qualidade. Tudo isto só foi possível com o apoio de quem nos subscreve.
Fizemo-lo com uma equipa de quatro jornalistas e sem sermos orientados para o lucro. Dependemos de quem nos subscreve e o que nos motiva é o serviço público. A informação que publicamos é de livre acesso por isso mesmo. Sabemos que ainda nos falta fazer tanto, e sabemos que conseguimos fazer muito mais e melhor. Mas estamos a embater no muro.
Precisamos de garantir a redação do Setenta e Quatro e dar nova força ao projeto. Queremos melhorar o site e o método de pagamento das subscrições, fazer novas parcerias de jornalismo colaborativo, avançar com novas investigações. Queremos continuar a intervir semanalmente no debate público. E sobretudo a fazer a diferença.
Não deixes o jornalismo ficar mais pobre. O Setenta e Quatro depende de ti.
Organizer
Setenta Quatro
Organizer
Lisbon, 11