Apoie a Terapia Celular do Rodrigo Soares e sua Família
Donation protected
Apoie a Terapia Celular do Rodrigo Soares
Dr. José Cruz, Presidente da ADDIS – Associação Para o Exercício do Direito À Decisão Informada na Saúde e um grupo de amigos, estão a fazer esta campanha em nome do Rodrigo Soares da Graça e família, por considerarmos ser uma boa causa e muito urgente.
ADDIS: https://addis.pt/missao/
IBAN da conta bancária
PT50 0036 0005 9910 0112 2906 2
Mbway: 910 925 680
O Rodrigo na Swiss Medica em Belgrado a fazer o tratamento.
O Rodrigo tem actualmente 10 anos de idade e tem sido um herói na sua luta contra a doença.
O Rodrigo nasceu saudável. Aos 14 meses de idades verificou-se que tinha o fígado e baço inflamados. A partir desse momento os médicos fizeram vários diagnósticos, nomeadamente, leucemia e brucelose. Seguiram-se diversos diagnósticos de variadíssimos síndromas, e ao fim de alguns anos de investigação, foi diagnosticada cirrose hepática.A causa da doença ainda não foi determinada.
Por várias vezes os médicos previram-lhe apenas 1 ano de vida, mas o nosso herói contrariou todos esses maus presságios e continua entre nós. Ele tem a Fé inabalável de que vai conseguir a cura.
A família do Rodrigo teve conhecimento de um tratamento inovador, a terapia celular, e depois de devidamente avaliada e após o parecer favorável de outros médicos, optou por esse tratamento, mas na Clinica Swiss Medica, em Belgrado, na Sérvia, porque em Portugal ainda não é comum esse tratamento.
Células Estromais Mesenquimais Multipotentes (MSC+)
Estas células permitem atenuar a lesão e acelerar a regeneração normal do tecido.
Diferença entre Transplante Hepático e Terapia Celular
Transplante Hepático
- Taxa de mortalidade muito elevada
- Tratamento (não é uma cura) muito invasivo
- Medicação agressiva enquanto viver
- Poucos anos de vida
Complicações pós-transplante:
- Rejeição
- Infecção
- Insuficiência renal
- Cancro/câncer
- Aterosclerose
Terapia Celular de Células Autólogas
- Terapia estudada por cientistas e praticada por médicos;
- Células autológas são as células do próprio paciente, logo não há risco de rejeição;
- Não há taxa de mortalidade associada à terapia;
- É um tratamento minimamente invasivo;
- A medicação é mais de acordo com a fisiologia humana e sem efeitos adversos;
- Tem um elevado potencial de regeneração do fígado e de cura.
- Sem efeitos secundários
O tratamento de terapia celular do Rodrigo consiste em três fases. A primeira foi realizada em 7 Julho de 2023, o Rodrigo reagiu bem, está a terminar a segunda fase do tratamento, e terá a terceira fase em Agosto próximo.
No regresso às aulas após a primeira fase do tratamento, a professora do Rodrigo, no Jardim-Escola João de Deus, registou que o Rodrigo estava muito mais atento às aulas, mais dinâmico e com maior capacidade de aprendizagem.
Já não se refletia tanto os efeitos da doença. Notava-se uma melhora bastante considerável.
Trata-se de uma terapia muito auspiciosa, em termos de risco/benefício/resultados, e reconhecida como um novo tratamento promissor.
Devido a esta opção de tratamento, Terapia Celular, a família tem sofrido uma perseguição sem tréguas por parte da médica coordenadora do departamento de transplante hepático pediátrico, que quer impôr actos médicos contra a vontade dos pais - o transplante hepático, quando o Rodrigo ainda não reúne os requisitos sequer para entrar em lista de espera.
A médica que quer impôr o transplante escusa-se a dar a informação para o exercício do Consentimento Informado, ou seja, não dá a informação sobre os riscos do transplante nem a taxa de mortalidade.
Quer também impôr medicação não aplicável nem aprovada para a idade e quadro clínico do Rodrigo, e recorreu ao sistema judicial a fim de o interditar ao acesso a esta terapia, afirmando, sem o provar, que o Rodrigo corre risco de vida se não for transplantado e medicado com a medicação que ela prescreveu, não referindo que essa medicação estava a provocar descompensação (agravamento da doença) no Rodrigo, a fim de conseguir a institucionalização da criança e assim forçar-lo ao transplante hepático.
Esta mesma médica escreveu no Tratado Clínico, link abaixo, sobre o transplante, que é um tratamento e não uma cura:
"O transplante hepático é simultaneamente uma nova doença crónica com inúmeras complicações".
https://tratadoclinicapediatrica.pt/i-volume/parte-xvi-gastrenterologia-e-hepatologia/transplantacao-hepatica/
Por decisão desta médica, a família do Rodrigo enfrenta agora um processo judicial complicado onde não impera a imparcialidade nem o interesse superior da criança.
Devido à injusta perseguição, os pais encontram-se inibidos de trabalhar já à seis meses, o que não estava previsto, suportando o tratamento e todas as demais despesas com alguns rendimentos pessoais e ajuda da familia próxima.
A mãe do Rodrigo é uma pessoa dedicada à comunidade. Por ex., durante o período “Covid19”, organizou um grupo para contribuírem com dinheiro aos que ficaram sem emprego nem rendimentos suficientes, distribuírem comida aos idosos que não podiam sair de casa nem forma de a comprar, distribuírem roupas às famílias com bebés e crianças que cresciam e a roupa deixava de servir, e os pais não tinham onde ir comprar por este sector do comércio se encontrar encerrado.
O Rodrigo é uma criança enérgica, alegre, com grande sentido de humor, é muito ligado á família, incluindo avós e tios/as-avós. Adora os seus irmãos, o Duarte de 9 anos e o Ângelo de 6 anos, e existe uma grande cumplicidade e afecto entre eles. São uma equipa unida e gostam de brincar, principalmente ao ar livre na natureza.
O Rodrigo e os Irmãos - Pequeno vídeo
O valor pretendido é para custear as despesas deste tratamento, que não é abrangido pelo SNS:
- Pagamento da terceira fase do tratamento;
- Medicação / suplementos vitamínicos;
- Análises sanguíneas e exames de diagnóstico;
- Deslocações e estadias;
- Fazer frente ao processo judicial em defesa da liberdade, integridade e saúde do Rodrigo
Programa do 1º Tratamento de Terapia Celular do Rodrigo
O Rodrigo com o seu médico de confiança, Dr. A. Godinho, que o acompanhou até Belgrado e durante os tratamentos.
O Rodrigo no 1º Tratamento de Terapia Celular - Vídeo
Resumo da Terapia Celular e Medicina Regenerativa por Mayo Clinic Organization
As células estaminais podem ser orientadas para se tornarem células específicas que podem ser utilizadas em pessoas para regenerar e reparar tecidos que tenham sido danificados ou afectados por doenças. A terapia com células estaminais, também conhecida como medicina regenerativa, promove a resposta reparadora de tecidos doentes, disfuncionais ou lesionados, utilizando células estaminais ou seus derivados. É o próximo capítulo do transplante e utiliza células próprias em vez de órgão de dador.
Pedimos humildemente a vossa ajuda para o Rodrigo poder terminar a terapia celular. Cada donativo, cada partilha e cada palavra de apoio fortalece a nossa causa.
Todas as ajudas são fundamentais para que o tratamento possa acontecer, seja em forma de doação ou passar a palavra. Bem-haja.
Todos os valores doados são direcionados para a conta da família do Rodrigo
- Obrigado por serem uma fonte de força durante este período desafiante. A vossa generosidade e compaixão terão um impacto duradouro na saúde e na vida do Rodrigo.
Pequeno vídeo
BEM-HAJA
IBAN da conta bancária
PT50 0036 0005 9910 0112 2906 2
Mbway: 910 925 680
Organizer and beneficiary
Débora de Oliveira
Organizer
Casal de Cambra, 11
Rodrigo Soares
Beneficiary